Mais do que receitas a gastronomia faz parte da evolução cultural e histórica de um povo. Por isso, a cada semana vamos falar de um alimento específico e da sua importância na história, na cultura e no nosso organismo, claro. Também daremos dicas de saúde e de aproveitamento.

Mundo dos Sabores é um programa de rádio produzido e apresentado pelas alunas, de jornalismo, Léia Arruda e Carol Passos, editado nos laboratórios do UniBh e transmitido pela rádio Elo FM.

Acompanhe nosso programa toda segunda-feira às 15h pelo site: http://www.elofm.com.br/mundodossabores, com reprise em horários alternativos.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Cenoura


Por Léia Arruda

A cenoura é uma raiz, repleta de saliências na superfície. Conta-se que a princípio ela era encontrada nas cores: branca, amarela e púrpura. Porém no século XVI, foi à Holanda que desenvolveu a cenoura na cor laranja, como hoje conhecemos. Essa nova coloração foi uma forma de homenagear a ‘Guilherme I de Orange Nassau’, regente e incentivador do movimento de independência dos países baixos.    
Ela é fundamental na alimentação humana. Pode ser servida crua ou cozida e compor pratos como saladas, refogados, bebidas, sopas, cremes, bolo, etc. Grande parte da população mundial dispensa suas folhas. Porém elas também são comestíveis e contém vários nutrientes para nosso corpo.
Dicas de SaúdeA cenoura é repleta de vitamina A. Tanto que apenas 100g é o suficiente para recompor a necessidade diária dessa vitamina no nosso organismo.
Esse legume também tem grandes propriedades medicinais, a saber, diurética, anti-microbiana e anti-séptica, emoliente, rejuvenescedora, bronzeadora, entre tantos outros benefícios. É importante lembrar que a melhor forma de aproveitar todos os benefícios da cenoura é consumi-la crua e fresca. E como os melhores nutrientes estão próximos a casca ela jamais deve ser descascada. Apenas raspe e lave.
Algumas pessoas que comem grande quantidade de cenoura podem apresentar um tom amarelado na pele. Mas, não é nada que deva preocupar, pois está associado a pigmentação. Para resolver, basta tomar sol. Além de tirar o amarelado você obterá um bronzeado de deixar o queixo caído. 
A cenoura também é ingrediente principal em muitas receitas populares. Segundo os antigos as sementes dela quando cozidas em pouca quantidade de água e ingerida podem aumentar a quantidade de leite das mamães. Para quem tem bronquites, também há receita de xaropes que ajudam bastante, viu?!
Mas, é importante ressaltar que aqui contamos as histórias dos alimentos e suas propriedades. Então caso em caso de doença ou enfermidade o melhor é procurar o médico da sua confiança para fazer um tratamento eficaz. Combinado?!
É isso, aí. Se você tem uma dica, sugestão para nos mandar envie seu contato@elofm.com.br .

Por hoje é só.

Nenhum comentário:

Postar um comentário