Mais do que receitas a gastronomia faz parte da evolução cultural e histórica de um povo. Por isso, a cada semana vamos falar de um alimento específico e da sua importância na história, na cultura e no nosso organismo, claro. Também daremos dicas de saúde e de aproveitamento.

Mundo dos Sabores é um programa de rádio produzido e apresentado pelas alunas, de jornalismo, Léia Arruda e Carol Passos, editado nos laboratórios do UniBh e transmitido pela rádio Elo FM.

Acompanhe nosso programa toda segunda-feira às 15h pelo site: http://www.elofm.com.br/mundodossabores, com reprise em horários alternativos.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Carne de Rã


Por Léia Arruda

Hoje vamos falar sobre uma carne diferente.  

A rã é um anfíbio anuru. Essa classificação é uma definição de origem grega dada identificar os anfíbios sem cauda – como os sapos, pererecas e rãs. A carne de rã era muito apreciada pelos gregos antigos e pelos chineses. A princípio ela era caçada em seu habitat natural. Porém, agora é produzida em ranicultura. São alimentadas com ração e abatidas dentro das normas dos órgãos oficiais de inspeção animal. 

Essa carne é considerada exótica e nobre. É também uma boa alternativa para quem deseja ter no prato: sabor, saúde, baixos índices de gordura e mau colesterol. Ela é umas das poucas carnes que em sua composição tem aminoácidos essenciais, que nosso organismo não produz. Por isso, em todo o mundo seu o consumo tem crescido.

As principais formas de comercialização são as ‘rãs inteiras’, ‘resfriadas’ ou ‘congeladas’. As “coxas congeladas”, por exemplo, tem maior aceitação pelo público consumidor. Já o dorso apresenta baixo valor comercial, por isso, são usados na fabricação de produtos como nuggets, patê, salsicha, filé, linguiça, entre outros.

DICAS DE SAÚDE
Devido suas propriedades nutricionais a carne de rã atrai cada vez mais pessoas aos chamados alimentos funcionais. Isso é, produtos alimentares que proporcionam benefícios a saúde.

A carne de rã também é indicada no tratamento de alergias, dietas que restringem o uso do sal e gorduras e doenças gastrointestinal. Além disso ela é alternativa no combate e prevenção do câncer de cólon, da osteoporose, da hipertensão arterial, entre outras patologias.

Apesar de todos esses benefícios a carne de rã ainda é pouco consumida no Brasil. Isso faz com que seu preço seja alto quando comparado à de outras carnes brancas. Mesmo assim, vale à pena experimentar.

É isso, aí. Se você tem uma dica, sugestão para nos mandar envie seu contato@elofm.com.br.
Por hoje é só. Agradecemos sua compania e esperamos por você no nosso próximo encontro. Abraços e até mais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário