Mais do que receitas a gastronomia faz parte da evolução cultural e histórica de um povo. Por isso, a cada semana vamos falar de um alimento específico e da sua importância na história, na cultura e no nosso organismo, claro. Também daremos dicas de saúde e de aproveitamento.

Mundo dos Sabores é um programa de rádio produzido e apresentado pelas alunas, de jornalismo, Léia Arruda e Carol Passos, editado nos laboratórios do UniBh e transmitido pela rádio Elo FM.

Acompanhe nosso programa toda segunda-feira às 15h pelo site: http://www.elofm.com.br/mundodossabores, com reprise em horários alternativos.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Açaí


Por Léia Arruda

Hoje vamos falar sobre o açaí.

Também conhecido como Juçara, o açaí é o fruto de cor roxa que não possui caroço, apenas sementes. Ele nasce em forma de cacho em uma palmeira encontrada na Amazônia popularmente conhecida como açaizeiro. Festejado pelos maranhenses nas últimas décadas o açaí se tornou popular e atualmente tem sido produzido e consumido em outras partes do Brasil e do mundo. 

Quando maduro o açaí é colocado de molho na água para depois ter sua polpa retirada manualmente ou por máquinas.  A forma em que ele é mais consumido é na tigela, também conhecido como creme de açaí que é misturado a frutas, cereais e xarope de guaraná. Porém, ele também pode ser base de sorvete, sucos e até acompanhamentos ou temperos de peixes ou camarão assados.

O açaí é uma importante fonte de renda, para seus produtores. Pois dele se aproveita tudo. O fruto, é usado no preparo de deliciosos alimentos; o palmito, também é usado na culinária e como remédio na contensão de hemorragias; a semente é usada na confecção de peças artesanais e na extração de óleo para fabricação de cosméticos; das folhas e do tronco são feitos produtos trançados como redes, bolsas, sacolas e a construção de telhados; e a raiz, é utilizada na medicina natural. Entre seus muitos benefícios ela pode ser usada como vermífuga.  

DICAS DE SAÚDE
A típica cor do açaí que colori tudo o que toca inclusive nossos dentes é conhecido como ‘Antocianina’. Essa substância também é a responsável por prevenir o envelhecimento precoce. Quando parte da alimentação o açaí ajuda na redução de doenças cardíacas, obesidade e artrite.

Entre as propriedades do açaí estão grandes quantidades e proteínas e fibras tornando-o um excelente alimento a ser consumido após atividades físicas. Ele também possui vitaminas B1 e B2, C, cálcio, ferro e fósforo. Porém é bom evitar o exagero, pois 100 gramas da sua polpa tem cerca de 250 calorias.

É isso, aí. Se você tem uma dica, sugestão para nos mandar envie seu contato@elofm.com.br.
Por hoje é só. Agradecemos sua companhia e esperamos por você no nosso próximo encontro. Abraços e até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário