Mais do que receitas a gastronomia faz parte da evolução cultural e histórica de um povo. Por isso, a cada semana vamos falar de um alimento específico e da sua importância na história, na cultura e no nosso organismo, claro. Também daremos dicas de saúde e de aproveitamento.

Mundo dos Sabores é um programa de rádio produzido e apresentado pelas alunas, de jornalismo, Léia Arruda e Carol Passos, editado nos laboratórios do UniBh e transmitido pela rádio Elo FM.

Acompanhe nosso programa toda segunda-feira às 15h pelo site: http://www.elofm.com.br/mundodossabores, com reprise em horários alternativos.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Abacaxi

Por Léia Arruda

O abacaxi é nativo da América do Sul e seu cultivo ocorre nas regiões quentes. Ele também é conhecido como ananás e tem grande aceitação em todo.

Na culinária o abacaxi pode ser aproveitado em pratos quentes ou frios. Entre os frios ele tem destaque no preparo de sucos, coquetéis, mousses, cremes, sorvetes, bolos, saladas, entre outros. Já nos quentes pode ser servido com carnes brancas e vermelhas, só depende da sua criatividade.

De sabor levemente ácido, tem um delicioso aroma que o torna conhecido, inconfundivelmente e muito apreciado. Refrescante e com alto valor nutritivo o abacaxi é considerado uma das melhores frutas tropicais.

DICAS DE SAÚDE
O abacaxi é fonte de vitaminas do complexo B, C e minerais, ferro e fibras o que contribui para o controle do mau colesterol. Possui em suas substancias uma enzima chamada de bromelina que ajuda na boa digestão e a reduzir inflamações.

Poderoso diurético é indicado para pessoas que sofrem de pedra nos rins e retenção de líquido. É um grande aliado além de ajudar na redução de peso. Acelera o processo de cicatrização, ajuda na formação óssea e é indicado para pessoas que sofrem de hipertensão. Nutritivo, calmante natural, auxilia no combate a gripes e bronquites, pois dilui secreções das vias nasais.   

É isso, aí. Se você tem uma dica, sugestão para nos mandar envie seu contato@elofm.com.br.
Por hoje é só. Agradecemos sua compania e esperamos por você no nosso próximo encontro. Abraços e até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário