Mais do que receitas a gastronomia faz parte da evolução cultural e histórica de um povo. Por isso, a cada semana vamos falar de um alimento específico e da sua importância na história, na cultura e no nosso organismo, claro. Também daremos dicas de saúde e de aproveitamento.

Mundo dos Sabores é um programa de rádio produzido e apresentado pelas alunas, de jornalismo, Léia Arruda e Carol Passos, editado nos laboratórios do UniBh e transmitido pela rádio Elo FM.

Acompanhe nosso programa toda segunda-feira às 15h pelo site: http://www.elofm.com.br/mundodossabores, com reprise em horários alternativos.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Macarrão


Por Léia Arruda


Você gosta de massa? Então, que tal um bom prato de macarrão? 
O macarrão é o prato mais conhecido do mundo. Tanto que em 1995 foi criado o dia mundial do macarrão que é comemorado em 25 de outubro. Aqui, no Brasi,l o evento é promovido pela Abima - Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias e tem como objetivo difundir os benefícios do macarrão.
Isso acontece porque nós somos o terceiro país do mundo onde mais se consome essa delícia. Só perdemos para a Itália e para os EUA. Falando em Itália, ao contrário do que muitos podem pensar o macarrão não surgiu por lá. Na verdade pouco se sabe sobre sua origem real. Há dados que comprovam que ele existe desde que o homem descobriu que podia moer cereais misturar com água e obter uma pasta. Uma das possíveis datas seria 2 500 a.C. De todas as histórias que se contam a mais aceitável pelos historiadores é que ele nasceu entre os árabes.
É de lá 'das arábias' o macarrão foi levado à Itália, no século XIII, mas precisamente para a Sicilia. E aí os italianos se tornaram os maiores difusores e consumidores do macarrão. Também foram eles os responsáveis por inserir a farinha de grano duro, uma espécie de trigo, e a partir daí criaram mais de 500 tipos e formatos da massa. O macarrão chegou ao Brasil em meados do século XIX, trazidos pelos primeiros imigrantes italianos.
Os chineses também fazem parte dessa história. Ainda no século XVI, um senhor chamado E-fu iniciou pesquisas de como criar o macarrão instantâneo. Aquele que fica pronto em três minutos, sabe?!  Mas foi só em 1910 que Momofuku Ando, nascido em Taiwan, conseguiu produzir um alimento nutritivo, com baixo custo, fácil de preparar e com vários sabores.
O mesmo Momofuku foi o criador o cup noodle - aquele macarrão instantâneo que vem em copos, em 1971.  A idéia para a criação surgiu em uma viagem de negócios aos EUA, onde ele viu os americanos comento chicken ramen em copos descartáveis.
Após a guerra Momofuku viu uma enorme fila de pessoas famintas esperando em frente a uma vitrine clandestina de sopa de massa. Por isso, sua ideologia era: “A paz está garantida quando não se está com fome.”
DICAS DE SAÚDE Hoje as pessoas se preocupam tanto com calorias, matemática da balança, acabamos deixando de ter uma boa alimentação. Mas, estudos comprovam que uma alimentação proveitosa também precisa incluir o prazer. E mais do prazeroso o macarrão é uma fonte saudável de energia. E cortar de uma vez os carboidratos ao invés de ajudar acaba contribuindo para problemas como irritação, dores de cabeça e cansaço físico e mental.  
Há também estudos científicos comprovam que o macarrão não engorda. E que todo ser humano precisa consumir diariamente de 6 a 11 porções de carboidratos como – massas, pães, cereais. Mas, caso você ainda tenha alguma dúvida vamos te dar alguns motivos para incluir essa delícia em seu cardápio. Caneta e papel na mão? Vamos lá!

O macarrão é: fonte de energia, fácil de fazer, barato, combina com todos os tipos de molhos, carnes e vegetais, pode ser consumido em todas as estações do ano, por todos os públicos, esta em todas as regiões do país em diversos formatos, cores e variações. Então aproveite!

É isso aí. Por hoje é só. Agradecemos sua companhia e esperamos por você no nosso próximo encontro. Abraços e até mais.