Mais do que receitas a gastronomia faz parte da evolução cultural e histórica de um povo. Por isso, a cada semana vamos falar de um alimento específico e da sua importância na história, na cultura e no nosso organismo, claro. Também daremos dicas de saúde e de aproveitamento.

Mundo dos Sabores é um programa de rádio produzido e apresentado pelas alunas, de jornalismo, Léia Arruda e Carol Passos, editado nos laboratórios do UniBh e transmitido pela rádio Elo FM.

Acompanhe nosso programa toda segunda-feira às 15h pelo site: http://www.elofm.com.br/mundodossabores, com reprise em horários alternativos.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Chocolate

Por Léia Arruda


Nesta semana nosso tema é uma verdadeira tentação. Como vocês sabem estamos nos aproximando da Páscoa e apesar do sentido original dessa data ser diferente quando pensamos nesse período do ano nos somos remetidos a uma ideia docemente tentadora!
Conheço poucas pessoas capazes de resistir a delícia de hoje. E não somos uma delas, J. Sim, isso mesmo vamos falar do CHOCOLATE. 
Ele deriva de uma planta chamada cacau e a história mostra que ele já era consumido 1500 anos a.C. pelos Olmecas. Ah! Mas os índios Astecas, no México e os Maias, na América Central, também são conhecidos por utilizar essa iguaria. 
Os Maias e os Astecas adoravam o cacau. Tanto que consideravam suas sementes moeda de troca nas relações comerciais. Era um produto sagrado tanto como o ouro. Incrível não é?! Também podemos dizer que foram eles os primeiros a desenvolver o achocolatado em pó. É eles espremiam as sementes do cacau em pedras e misturavam com uma serie de coisas como água, gengibre, farinha de milho, mel, pimenta vermelha e faziam uma bebida só para as cerimônias religiosas e ocasiões especiais. Era o “Tchocolath”. Chique né?!
Quando Cristovam Colombo chegou ao “Novo Mundo” ele foi o primeiro a experimentar a deliciosa bebida. Ele, também, foi o responsável por levá-la para a Europa. Lá, claro, foi um sucesso total. Contudo, era restrita aos nobres.
O processo de industrialização consiste em secar, torrar, moer ou prensar as sementes. O chocolate pode ser encontrado na forma líquida, pastosa e sólida e pode ser branco, ao leite e meio amargo. 
O cacau chega ao Brasil por intermédio de um francês. Um tal de Luiz Frederico Warneau. As sementes foram plantadas na Bahia onde as condições climáticas foram bem favoráveis ao seu pleno desenvolvimento. Isso fez do Brasil o segundo maior produtor do cacau do mundo.
Vale lembrar que hoje, o chocolate suíço é considerado o melhor do mundo. E que a relação do chocolate com a Páscoa é tão antiga como sua história. Conta-se que há mais de 3000 anos os chineses comemoração o início da primavera com ovos, de galinha e pata, pintados. Era uma festa, pagã, pelo retorno da vida após um rigoroso inverno. A data coincide com a Páscoa cristã – que comemora a ressurreição de Cristo. O tempo disseminou a idéia do oriente no ocidente e os ovos foram substituídos por outros materiais como madeira e pedras. Após o século XX os ovos aparecem no formato de chocolate, uma jogada de mestre da indústria que estabeleceu de vez seu consumo mundial.  Desde então, ele é recheado de significados e está presente em todas as datas comemorativas. Mas, ainda prevalece na Páscoa.  
DICAS DE SAÚDE Cá entre nós, comer chocolate é muito prazeroso, não é?! E para os amantes do chocolate temos uma ótima notícia. Quando consumido de forma moderada o cacau e o chocolate amargo têm propriedades anticancerígenas. É! Ele também auxilia na circulação sanguínea, estimula as atividades celebrais e é antioxidante. Essa maravilha também contém vitaminas, cálcio, ferro e pode ser nutritiva. Perfeito, não é?! Contudo, como tudo na vida o abuso pode trazer problemas nada saudáveis como diabetes, obesidade, entre outros.
Mas, como já dissemos é preciso manter o equilíbrio. Com moderação vale aproveitar essa iguaria e caprichar no preparo de bolos, tortas, pavês, bombons, enfim usar a criatividade. Ah! O chocolate em pó pode ser substituído pelo cacau. Mas, é preciso atenção, para não errar a mão e estragar sua receita. Pois o cacau em pó é mais forte que o chocolate. Logo a quantidade é diferente.  

É isso aí. Por hoje é só. Agradecemos sua companhia e esperamos por você no nosso próximo encontro. Abraços e até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário