Mais do que receitas a gastronomia faz parte da evolução cultural e histórica de um povo. Por isso, a cada semana vamos falar de um alimento específico e da sua importância na história, na cultura e no nosso organismo, claro. Também daremos dicas de saúde e de aproveitamento.

Mundo dos Sabores é um programa de rádio produzido e apresentado pelas alunas, de jornalismo, Léia Arruda e Carol Passos, editado nos laboratórios do UniBh e transmitido pela rádio Elo FM.

Acompanhe nosso programa toda segunda-feira às 15h pelo site: http://www.elofm.com.br/mundodossabores, com reprise em horários alternativos.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Feijão

Por Léia Arruda

Seja muito bem-vindo. Este é o programa “Mundo dos Sabores.” Aqui você ouve história, recebe dicas de saúde e de como aproveitar melhor o alimento. Nosso tema de hoje é o Feijão.

Não se tem uma data e uma localização certa para definir sua origem. Há indícios de sua domesticação próximo ao Peru em 10.000 a.C. e também ao sul do México em 7.000 a.C. Contudo, na história humana o feijão aparece entre os alimentos mais antigos.

O feijão também é transcultural. Os pesquisadores acreditam que a facilidade de encontrar o feijão em diversas partes do mundo é devido às várias guerras. Mas, vale lembrar que os viajantes-descobridores também ajudaram nessa disseminação. O fato é que ele aparece na história de diversos povos, como os hebraicos e os suíços. E em Roma e na Grécia o feijão participava até da política(risos). Ele era utilizado nas votações. O feijão branco correspondia ao voto Sim e o preto ao voto Não. Até os troianos consumiam essa maravilha. Há registros históricos que mostram que o feijão era o alimento preferido dos guerreiros de Tróia.

Aqui no Brasil é difícil encontrar alguém que não goste do feijão. E apesar da nossa alimentação ter mudado muito nos últimos anos, já que temos dado preferência às famosas comidas de preparo rápido, o feijão ainda está presente em pelo menos uma das principais refeições do nosso dia. Seja no almoço ou no jantar é bem difícil resisti-lo, viu? O feijão faz parte de um grupo chamado leguminosas e entre os parentes próximos estão: ervilha, favas, lentilhas, grão de bico e a soja. 

Uma família de peso, não é?! E todos eles são ótimos para a saúde e para o preparo de receitas seja das mais simples as mais sofisticadas. O preparo do feijão caseiro, por exemplo, pode diferenciar muito de região para região. Há também, à famosa feijoada, que pode ser tradicional, nordestina e até com furtos do mar. Entre as receitas feitas com feijão também então também o delicioso feijão tropeiro, o tutu de feijão e o virado à paulista

Com toda essa fartura o que não pode é desperdiçar.  Para que isso não aconteça, você pode aproveitar as sobras e transformá-las em maravilhosos bolinhos de feijão ou de feijoada; e há ainda o famoso e irresistível ‘mexidão’. 

DICAS DE SAÚDE
A cada nova pesquisa vemos que o consumo do feijão entre dos brasileiros reduziu muito. Claro que cada um tem seus motivos que vão desde a falta de tempo, para uma boa alimentação, até a necessidade de manter a boa forma. Entretanto, como temos dito é preciso manter o equilíbrio, não consumir exageradamente e nem excluir completamente. Pois, o feijão além do alto teor nutritivo que o feijão possui há também, ferro, proteínas vegetais, fósforo, cálcio, potássio e fibras.
 
E quando somado ao seu par perfeito – o arroz - temos um dos pratos brasileiros mais típicos. O feijão com arroz é uma mistura rica em carboidratos e contém quase todos os aminoácidos. Os dois se completam, pois, o que falta no arroz o feijão tem e o que falta no feijão o arroz tem. Além disso, quando o feijão é consumido sem exageros, ele auxilia no combate das doenças cardiovasculares, da obesidade e o diabetes. Então, aproveite essas dicas e insira esse alimento a sua dieta.

Por hoje é só. Estamos ansiosos para receber a sua dica e sugestão. Você pode enviar para este blog ou para o e-mail: contato@elofm.com.br.

É isso aí. Agradecemos sua companhia e esperamos por você no nosso próximo encontro. Abraços e até mais.