Mais do que receitas a gastronomia faz parte da evolução cultural e histórica de um povo. Por isso, a cada semana vamos falar de um alimento específico e da sua importância na história, na cultura e no nosso organismo, claro. Também daremos dicas de saúde e de aproveitamento.

Mundo dos Sabores é um programa de rádio produzido e apresentado pelas alunas, de jornalismo, Léia Arruda e Carol Passos, editado nos laboratórios do UniBh e transmitido pela rádio Elo FM.

Acompanhe nosso programa toda segunda-feira às 15h pelo site: http://www.elofm.com.br/mundodossabores, com reprise em horários alternativos.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Batata

Por Léia Arruda

Estamos aqui hoje, para falar sobre o quarto alimento mais consumido do mundo - a batata. Sua história começa há pelos menos 7.000 anos a.C, lá nos Andes peruanos.
Pois é, e ela não ficou restrita aos Andes Peruanos, não viu?! A história mostra que antes de 1520 ela estava na Europa. A iniciativa foi do navegador Francis Drake. Dizem que ele fez um banquete de batatas e o serviu à rainha Elizabeth I.  Mas, a princípio a moda não pegou. Foi também lá na Europa que esse alimento passou por algumas dificuldades, sabe? Os ingleses tinham o costume de queimar as lavouras e matar os animais dos irlandeses para deixá-los na miséria. Mas, a chegada do tubérculo mudou a situação. Pois como ela cresce debaixo do solo ela resistia das geadas aos soldados ingleses. Tornado-se a responsável pela primeira revolução verde. 

No Brasil, assim, como em grande parte do mundo a chegada da batata acontece por meio dos colonizadores. E nós não ficamos só de assistir a história, não. Tratamos logo nomear um dos vários tipos –Sabe qual? A batata inglesa. É esse nome foram os brasileiros que deram. E por quê? Porque, no tempo das construções de ferroviárias, aqui no Brasil, vinham muitos técnicos ingleses para ajudar no processo de implantação. E uma das imposições deles era fazer as refeições com a raiz.

Hoje a batata é consumida em praticamente todo o mundo e pode ser cozida, assada, amassada, gratinada, e frita. Aliás, falando em fritas, não há uma definição do país que inventou essa forma de preparo para a batata. As principais discussões apontam a Bélgica, Espanha e a França. Porém, em alguns países essa batalha já foi ganha. Tanto que é conhecida como fritas francesas. E foi principalmente nesse formato que essa delícia se espalhou e conquistou o mundo.

DICAS DE SAÚDE
A batata é um ótimo alimento para nosso corpo. Ela pode ser consumida também como bolo, rocambole, pão. Ah! E a casca pode ser servida como um delicioso aperitivo. Uma dica é quando for cozinhar a batata procure fazer isso antes de descascar, para que ela mantenha o máximo de vitaminas e nutrientes. 

Vale lembrar que cada tipo de batata é mais indicado no preparo de diferentes pratos. Então atenção na escolha. As com menos água devem, preferencialmente, ser utilizadas em frituras e preparo de nhoque. Já as com maior teor de água podem ser utilizadas cozidas, em massas e purês.

A batata tem valor energético, é rica em ferro e zinco, têm vitaminas C e B, fibras e amido que auxiliam no bom funcionamento do intestino e no combate às doenças crônicas.

Alguns estudos e nutricionistas defendem que, em caso de emergência a batata e o leite podem suprir todos os nutrientes que o corpo humano precisa para sobreviver. Mas, como temos dito sempre, nada de excessos. Pois, tudo em excesso não faz bem. E quando consumida em grandes quantidades a batata pode obstruir o ventre e dilatar o estômago. 

Além disso, há indicações para que a batata não seja consumida crua, pois ela contém toxinas prejudiciais à saúde. A mesma sugestão se aplica aqueles brotinhos verdes, que costumam nascer na casca da batata e também as batatas esverdeadas.

Por hoje é só. Estamos ansiosos para receber a sua dica e sugestão. Então, envie seu e-mail para: contato@elofm.com.br.

É isso aí. Agradecemos sua companhia e esperamos por você no nosso próximo encontro. Abraços e até mais.