Mais do que receitas a gastronomia faz parte da evolução cultural e histórica de um povo. Por isso, a cada semana vamos falar de um alimento específico e da sua importância na história, na cultura e no nosso organismo, claro. Também daremos dicas de saúde e de aproveitamento.

Mundo dos Sabores é um programa de rádio produzido e apresentado pelas alunas, de jornalismo, Léia Arruda e Carol Passos, editado nos laboratórios do UniBh e transmitido pela rádio Elo FM.

Acompanhe nosso programa toda segunda-feira às 15h pelo site: http://www.elofm.com.br/mundodossabores, com reprise em horários alternativos.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Mandioca

Por Léia Arruda

Nosso assunto de hoje é a Mandioca. Ela tem origem na America do Sul, possivelmente aqui mesmo no Brasil, e já era cultivada pelos índios mesmo antes da descoberta do país.  A parte mais importante dessa planta é a raiz. Por precisar de pouco espaço para se desenvolver e baixo nível tecnológico, a mandioca é produzida em mais de 80 países e é um dos principais alimentos para aproximadamente 500 milhões de pessoas no mundo, principalmente em países em desenvolvimento. Ela é rica em fécula, substância farinácea gerada por tubérculos, e é utilizada na alimentação humana como farinha, a fécula, o beiju, o carimã, e animal. Além de ser matéria prima para diversas indústrias papeleira, têxtil, farmacêutica, metalúrgicas.

 Aqui no Brasil, as histórias sobre sua origem são diversas, e fundamentadas em lendas principalmente indígenas. Em cada região ela é conhecida por um nome, que pode ser, aipim, aipi, mandioca-doce, mandioca-mansa, maniveira, macaxeira, castelinhas, pão-de-pobre, e outros variações que não estão relacionadas apenas ao nome, mas também as cores das folhas, no caule e na quantidade de ácido cianídrico – um elemento tóxico que pode ser mortal.
 


A mandioca esta espalhada por grande do mundo e atualmente seu maior produtor é a Nigéria.  Na África e na Angola as pessoas usam consumir não somente a raiz, mas também as folhas cozidas. Em Moçambique as folhas também são consumidas, mas são moídas com o alho e a farinha da raiz seca, para depois ser cozida junto com mariscos. Já aqui no Brasil consumimos a farinha, extraída da mandioca brava, e a raiz cozida ou frita. Da mandioca também se faz bebidas, polvilho doce e azedo utilizado no preparo de comidas típicas como o pó de queijo. A mandioca também foi estudada como a possível matéria-prima na produção de combustível – Etanol.

DICAS DE SAÚDE
A mandioca é uma raiz com alto teor energético, possui cálcio, ferro, fósforo e vitaminas do Complexo B. Com ela é possível preparar diversas formas de pão, bolo, farinha, macarrão. Ah! Ela também é utilizada como tira-gosto e está presente em bares, e eventos como o Comida di Boteco, realizado em BH. Além disso, é um alimento barato, saudável e de fácil preparo. Devido à grande quantidade de carboidratos a mandioca pode ser aliada contra a balança. Isso acontece porque ela é rica em fibras que ajudam no bom funcionamento do intestino e proporciona sensação de bem-estar. E é excelente no combate ao envelhecimento da pele.


Isso significa que, além de deliciosa a mandioca é ótima para a saúde, não é?! Contudo, vale lembrar que ela é pobre em proteínas e quando for consumi-la é colo-a como substituta a alimentos da mesma família, com o arroz, batata, e as massas em geral. O período de safra da mandioca vai de janeiro a julho. É importante ficar atento ao tempo de validade dela. Quando fresca sua durabilidade é de dois dias. Para aumentar um pouco mais este tempo, descasque e a mantenha em uma vasilha com água.


Por hoje é só. Estamos ansiosos para receber a sua dica e sugestão. Então, envie seu e-mail para: contato@elofm.com.br

 É isso aí. Agradecemos sua companhia e esperamos por você no nosso próximo encontro. Abraços e até mais.