Mais do que receitas a gastronomia faz parte da evolução cultural e histórica de um povo. Por isso, a cada semana vamos falar de um alimento específico e da sua importância na história, na cultura e no nosso organismo, claro. Também daremos dicas de saúde e de aproveitamento.

Mundo dos Sabores é um programa de rádio produzido e apresentado pelas alunas, de jornalismo, Léia Arruda e Carol Passos, editado nos laboratórios do UniBh e transmitido pela rádio Elo FM.

Acompanhe nosso programa toda segunda-feira às 15h pelo site: http://www.elofm.com.br/mundodossabores, com reprise em horários alternativos.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Café

Por Léia Arruda

É interessante como essa expressão "que tal um cafezinho?" marca as reuniões sociais e de trabalho e aproxima as pessoas. Não é?  O café é conhecido por possuir aroma e sabor únicos. Pode ser pedido como pingado, expresso, cappuccino, e tantas outras maneira  dependendo da ocasião, e do lugar. Segundo dados da ABIC – Associação Brasileiro da Indústria do Café, o consumo desta bebida aumentou 5% nos últimos cinco anos. Isso o torna a segunda bebida mais consumida no mundo, só perdendo para água.

Basta sentir o aroma dessa deliciosa bebida para sermos conduzidos a um universo de histórias iniciadas há mais de mil anos. Não há dados, propriamente ditos, que registrem a origem do café, o que temos, na verdade, são muitas lendas. A mais conhecida é do pastor de cabras, Kaldi, que vivia em Absínia, território que hoje conhecemos com a Etiópia.  Conta-se que o pastor observou que quando mastigavam os frutos amarelo-esverdeados, de um arbusto que ficavam nos campos, suas cabras ficavam mais dispostas e cheias de energias durante as longas caminhas.


Kaldi ficou tão impressionado com o efeito que as frutas causavam em suas cabras que contou para um monge da sua região. E o monge cheio de interesse na história resolveu experimentá-las. Tratou logo de fazer a infusão, com as cerejas do café, e logo percebeu que a bebida ajudava a mantê-lo acordado durante as orações da noite e motivado durante as longas leituras. Assim, a notícia se espalhou pelos monastérios e surgiu uma grande demanda pela fruta.


Há evidências botânicas, que sugerem que o café foi cultivado pela primeira vez em um monastério islâmico. E ao contrário do que muitos pensam a origem da palavra café não provem do lugar onde ele foi encontrado, mas sim de uma palavra árabe que significa ‘vinho’. Por isso, o café é conhecido como ‘vinho da Árabia’. O café se tornou fundamental na cultura árabe. Os árabes se quer permitiam que estrangeiros se aproximassem das plantações. Pois, era considerado um segredo e esse foi mantido a sete chaves, pelo menos até meados do século XVII.


Em 1615, a bebida é levada ao Continente Europeu por viajantes. A Alemanha, França e Itália procuravam desesperadamente pelo produto para produzi-lo em suas terras. Mas quem obteve as primeiras mudas foi à Holanda. Que em parceria com a França incorporou a bebida aos hábitos europeus. Reis, nobres e celebridades como J. Sebastian Bach, Voltaire, Rousseau, entre outros, se renderam ao sabor do café. Assim ele se consagrou e daí em diante o segredo dos árabes se tornou conhecido e desfrutado em todo o mundo. A crescente procura no mercado europeu proporcionou o plantio em outros lugares, como países da África e também sua chegada ao Novo Mundo.


O clima das Américas era propício ao cultivo do café. Mas os turcos não vendiam o café em grãos, para não favorecer o plantio. Isso atrasou a chegada da planta ao Brasil. Em 1727, o governador do Pará enviou o oficial luso-brasileiro, Francisco Mello Palheta, as Guianas, com a missão era trazer algumas sementes do arbusto. A missão foi cumprida com sucesso e assim, o café chegou ao Brasil. Em pouco tempo se tornou importante em nossas terras, principalmente no sudeste brasileiro. Dando inicio: o ciclo do café. As plantações do café alavancaram a agricultura brasileira de tal forma que o produto chegou a ser conhecido como OURO NEGRO... Bacana, não é? Ao final do século XIX, o Brasil controlava o mercado cafeeiro mundial e não parou mais. Atualmente somos os responsáveis pela produção de 30% do café do mundo.


DICAS DE SAÚDE
Como vimos o café faz parte da nossa história, da nossa cultura e de momentos especiais da nossa vida. Mas, não se restringe a isso não, viu? O café é cheio de benefícios ao organismo. Pesquisas apontam que as pessoas que consomem o café com frequência são menos propensas a desenvolver doenças como a depressão, asma e o mal de Alzheimer. O café também ajuda a inibir a predisposição ao alcoolismo e por ser um estimulante natural acelera o consumo de energia o que contribui para o emagrecimento. Contudo, é preciso cautela no consumo, viu? É que a cafeína pode ser considerada uma droga que causa dependência. Nas mulheres ela traz o aumento de tensão tanto no período a pré-menstrual como na menopausa. Assim, a indicação é que mulheres em geral, gestantes, mães em período de amamentação e pessoas com problemas no estomago, fígado, hipertensão e colesterol alto evitem a cafeína.


Quando em excesso a cafeína também diminui as taxas de açúcar no sangue. Isso proporciona fraqueza, palpitações cardíacas, stress, sudorese, nervosismo e aumento da pressão arterial. A cafeína ainda pode alterar a qualidade do sono e agravar sintomas da ansiedade e ataques de pânico. A cafeína também pode ser  encontrada em outras bebidas e alimentos. Então, fique atento as informações nutricionais de tudo o que for consumir. O café é um delicioso alimento que pode ser apreciado como bebida e também como ingrediente de tortas, bolo, sovertes, mas lembre-se se consumi-lo em pouca quantidade. 


Por hoje é só. Estamos ansiosos para receber a sua dica e sugestão. Então, envie seu e-mail para:

Agradecemos sua companhia e esperamos por você no nosso próximo encontro. Abraços e até mais.