Mais do que receitas a gastronomia faz parte da evolução cultural e histórica de um povo. Por isso, a cada semana vamos falar de um alimento específico e da sua importância na história, na cultura e no nosso organismo, claro. Também daremos dicas de saúde e de aproveitamento.

Mundo dos Sabores é um programa de rádio produzido e apresentado pelas alunas, de jornalismo, Léia Arruda e Carol Passos, editado nos laboratórios do UniBh e transmitido pela rádio Elo FM.

Acompanhe nosso programa toda segunda-feira às 15h pelo site: http://www.elofm.com.br/mundodossabores, com reprise em horários alternativos.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Molhos


                                                                                                      Por Léia Arruda
Hoje, nosso assunto não é um alimento, mas sim um acompanhamento. Vamos falar sobre molhos. É incrível como uma simples receita do dia a dia pode ser completamente modificada e ficar com ótima aparência e sabor somente ao acrescentar o molho, não é? Para as donas de casa ele  é um grande aliado na cozinha e fazem toda a diferença ao dar sofisticação aos pratos.
Molho é uma palavra que tem derivação regressiva de 'molhar'. É como imergir, umedecer, embebedar, cobrir com líquido.  Ele torna a comida mais saborosa, valoriza o alimento e apazigua as imperfeições.
Se você acompanha nossos programas ou nossas publicações vai se lembrar de quando falamos sobre o churrasco e que seu surgimento se deu na pré-história, quando o homem descobriu o fogo e percebeu que se colocasse a carne nele, ela ficaria mais macia surgindo assim o churrasco? Certo?!  Pois é, há indícios que mostram que algum tempo depois disso o homem decidiu fazer panelas de barros. Desta forma ele começa a cozinhar a carne e como uma consequência desse processo foi criado o molho.
Isso significa que os molhos têm milhares de anos. Mas, o período em que eles mais se destacam é nos séculos XV e XVI. Esse foi um momento decisivo para a culinária, incluindo os molhos. A contribuição de um cozinheiro francês, o chef Taillevent trouxe requinte e sofisticação a culinária mundial. Ele também escreveu um livro, Le Viandier, que apresenta importantes dicas para a cozinha. 
É importante ressaltar que na culinária há diferenciação entre caldo, molho e molho ligado. O caldo consiste no líquido obtida pelo lento cozimento de legumes, aves, carnes, e até osso ou a carcaça. O molho é acrescentar ao caldo elementos como especiarias, cogumelos, frutas, vinho, etc. Enquanto que o molho ligado, é um molho que recebeu substâncias que aumentam sua viscosidade alterando sua consistência como o creme de leite, gema de ovo, amido de milho, entre outros. Para os mestres da culinária o molho é a alma do prato salgado.
DICAS DE SAÚDE
Atualmente o molho também pode ser um produto industrializado. Você pode encontrá-lo em pó, e pronto para o consumo. Eles podem apresentar um rendimento maior que os feito em casa. Quanto ao custo depende muito do tipo de ingredientes que você deseja usar, mas é bem próximo ao gasto do artesanal. O preparo também é tranquilo em ambos os casos. Mas, é preciso cuidado no consumo desses produtos industrializados, pois eles contêm alto teor de sódio que pode trazer grandes problemas de saúde como a hipertensão. 
Também sugerimos que evite o desperdício de alimentos. Assim, queremos te incentivar a pesquisar mais sobre o assunto. Você pode conversar com sua família e descobrir uma receita, ou ainda criar uma especial para incrementar seus pratos. Com certeza você fará grandes descobertas que revolucionará  sua culinária.
Só para nortear o inicio da sua pesquisa lembramos que os tipos de molhos são bem variados podem ser baseados em azeite, em ervas, algumas são de uso medicinal e ajudam a dar ou acentuar o sabor.  Mas, também pode ser de soja, de peixe, branco, madeira, rosé, Há ainda o molho doce que tem por base frutas.
Estamos ansiosos para receber sua dica e sugestão. Então, envie seu e-mail para: contato@elofm.com.br.
Por hoje é só. Agradecemos sua companhia e esperamos por você no nosso próximo encontro. Abraços e até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário