Mais do que receitas a gastronomia faz parte da evolução cultural e histórica de um povo. Por isso, a cada semana vamos falar de um alimento específico e da sua importância na história, na cultura e no nosso organismo, claro. Também daremos dicas de saúde e de aproveitamento.

Mundo dos Sabores é um programa de rádio produzido e apresentado pelas alunas, de jornalismo, Léia Arruda e Carol Passos, editado nos laboratórios do UniBh e transmitido pela rádio Elo FM.

Acompanhe nosso programa toda segunda-feira às 15h pelo site: http://www.elofm.com.br/mundodossabores, com reprise em horários alternativos.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Vinho

Por Léia Arruda 

Você gosta de uva? 
Eu gosto muito. E gosto mais ainda de uma bebida feita com a uva que é o tema do nosso programa hoje. É isso ai, o Vinho. Ele faz parte da história mundial e é apreciada por pessoas de diferentes nacionalidades. Pelas informações que eu obtive infelizmente a história não tem registros que comprovem a origem do vinho. Muito acreditam que aconteceu por acaso. Há 7 ou 8 mil anos, no Oriente Médio, um punhado de uvas amassadas foram esquecidas em um canto, fermentaram e resultaram no vinho.
Os povos antigos atribuíam a sua criação às divindades e por isso em cada civilização havia um deus do vinho como Osíris no Egito, Dionísio na Grécia e Baco em Roma. Há indícios de que os gregos foram os primeiros a experimentar a bebida e que eles gostavam de acrescentar a ela água do mar, mel e ervas. De concreto o que se tem é que a criação de tonéis de madeira, atribuída aos gauleses, trouxe mudanças à arte de vinificação que se desenvolveu primeiramente as margens do Nilo e nos campos da Suméria.
O vinho chega à Europa por meio dos Fenícios e dos Gregos. Um dos fatores que contribuiu para difusão da bebida esta relacionado ao cristianismo. Isso acontece porque como Cristo usou a bebida para realizar seu primeiro milagre e para simbolizar seu sangue, na Idade Média a igreja Católica, que já usava a bebida em sua liturgia, passa a produzi-la. E como a Europa Central estava sob dominação de Roma à cultura do vinho se estabeleceu e conquista os paladares por lá. Uma curiosidade é que as vinhas francesas são de origem romana, as espanholas fenícias e as italianas gregas.
O uso de garrafas e rolhas de cortiça, no século XVII, também é um marco importante nessa história. Pois, elas ajudavam na conservação da bebida e facilita o transporte dando início à indústria do vinho.
Apenas no século XIX o cientista francês, Louis Pasteur, descobriu a natureza biológica do processo de vinificação das uvas. Isso é, ele descobriu como ocorrem as leveduras, um tipo de fungo unicelular que na ausência de oxigênio age sobre o açúcar da uva e o transforma em etanol e gás carbônico, transformando o suco em vinho. Após o processo de fermentação o vinho é decantado em barris, normalmente de carvalho, para envelhecer. Esse tempo depende muito do tipo de uva e é importante para tirar a acidez e encorpar a estrutura de cheiro e sabor da bebida.
O clima e o solo português proporcionam, há muito tempo, a produção de vinhos de alta tipicidade e qualidade no país.  A área de plantação de uvas em Portugal é a sexta maior do mundo e no ranking de produção do vinho eles estão em sétimo lugar. Os portugueses também são grandes apreciadores da bebida. Tendo sido considerados os melhores bebedores per capita. A arte, a literatura, e a gastronomia portuguesa estão fortemente atreladas à cultura portuguesa. Isso porque, as características dos vinhos se adaptam perfeitamente a todas as culinárias, das mais simples as mais exóticas.
No Brasil a história do vinho tem início com o descobrimento em 1500. Segundo fontes a bebida foi trazida pelas treze caravelas que, quando deixaram Portugal, carregavam aproximadamente 65 mil litros de vinho, para consumo dos marinheiros. Em 1532, Martim Afonso de Sousa, fundou a primeira vila brasileira, Capitania de São Vicente, e introduziu as vinhas que posteriormente se espalharam para outras regiões. Atualmente nosso país se destaca pela produção de espumantes com qualidade. Mas, ainda faltam investimentos para reconhecimento e distribuição mundial. O consumo a bebida por aqui, também é pequeno, entretanto aos poucos uma bebida que era restrita as pessoas de classe alta têm ficado disponível as classes menos favorecidas e conquistado o gosto dos brasileiros.
DICAS DE SAÚDE
Desde a antiguidade o vinho aparece em várias sociedades como medicamento. Pesquisas recentes também apontam que pessoas que consomem, moderadamente, a bebida tem menos incidência de doenças coronárias, mal de Alzheimer, úlcera, cálculo renal, cegueira em idosos. O vinho também melhora a densidade óssea, reduzindo as chances de osteoporose e câncer. Além de combater demência, infecção pulmonar, e favorecer uma melhor absorvição do ferro dos alimentos.

Mas vale lembrar que o vinho contém álcool, logo é uma bebida alcoólica. Por isso, deve haver restrição do consumo considerando idade, VENDA E CONSUMO PROIBIDOS PARA MENORES DE 18 ANOS, condição física e genética, condições de saúde, entre outros. A diferença entre o consumo moderado e o exagero determina se será um remédio ou veneno para sua saúde.
Ainda segundo estudos é melhor consumir o vinho tinto do que o branco. Só para citar, o vinho tinto é feito com uvas pretas enquanto o branco deriva da uva branca. Quando servidos como acompanhamentos de alimentos uma regra geral é tinto com carne e branco com peixes. Contudo, há diversos tipos de vinhos, como seco, suave, jovem, encorpado, rose, o espumante que tem variação no preço e também no acompanhamento de outras refeições.  
O vinho contribuiu para evolução sócio-cultural e econômica de várias civilizações no oriente e ocidente. Ele pode ser encontrado em diversos preços. É uma bebida que tem sabor do suave ao forte e precisa de uma apreciação completa. Assim, não é só colocar a bebida em uma taça e esvaziá-la é preciso tempo para saborear todas as qualidades. É valido lembrar que sabor não está relacionado apenas à boca e as papilas de gustativas, pois, o olfato é fundamental na composição do sabor. Por isso, é importante que todos os sentidos estejam em equilíbrio para uma degustação agradável, prolongada e completa do sabor.  
Estamos ansiosos para receber sua dica e sugestão. Então, envie seu e-mail para: contato@elofm.com.br.
Por hoje é só. Agradecemos sua companhia e esperamos por você no nosso próximo encontro. Abraços e até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário