Mais do que receitas a gastronomia faz parte da evolução cultural e histórica de um povo. Por isso, a cada semana vamos falar de um alimento específico e da sua importância na história, na cultura e no nosso organismo, claro. Também daremos dicas de saúde e de aproveitamento.

Mundo dos Sabores é um programa de rádio produzido e apresentado pelas alunas, de jornalismo, Léia Arruda e Carol Passos, editado nos laboratórios do UniBh e transmitido pela rádio Elo FM.

Acompanhe nosso programa toda segunda-feira às 15h pelo site: http://www.elofm.com.br/mundodossabores, com reprise em horários alternativos.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Laranja

Por Léia Arruda

Nosso tema de hoje é a LARANJA. Ela é uma fruta híbrida, criada nos tempos antigos. Segundo dados, ela surgiu nos trópicos e subtrópicos da Ásia, e foi produzida a partir do cruzamento do pomelo com a tangerina, popularmente conhecida como mexerica. Talvez por isso, algumas pessoas costumam confundi-las. Mas, essa dúvida pode ser facilmente dissolvida ao descascá-las. A tangerina é descascada utilizando apenas as mãos. Enquanto que a laranja tem uma casca mais resistente e precisa da faca.
A introdução da laranja na Europa ocorreu no século XVI, tendo sido trazida da China pelos portugueses. Seu cultivo é responsável por gerar grande parte da economia em países como Espanha, Itália, Romênia, Califórnia, Argentina, Brasil, entre outros. Assim como na Europa no Brasil a laranjeira também chega por intermédio dos portugueses, no período de colonização. É provável que sua primeira plantação ocorreu na Bahia, mas posteriormente se estabeleceu no sudeste brasileiro.
Ideal para nutrição, gostosa e suculenta, a laranja é uma fruta que está presente na mesa dos brasileiros. Seu sabor é considerado levemente doce com nuances ácido. Essa classificação pode alterar de acordo com a variação no tipo dessa fruta. Que pode ser: Bahia, Perâ, Lima, Seleta, Terra, entre outras.
Ela pode ser consumida ao natural, como suco e/ou parte de receitas e molhos – doces ou salgadas e ainda e geléias, licores e outros tipos de bebida. Usa-se consumir a parte interna das gomas, mas a camada branca é recomendada para quebrar o ácido da fruta na boca. A casca também pode ser utilizada na culinária para dar sabor ou como ornamento.
DICAS DE SAÚDE
A laranja é rica em vitamina C e contém uma boa quantidade de vitaminas A e B. Ela também possui sais minerais, como cálcio, ferro e fósforo. Além de ter baixa caloria contém fibras. Possui propriedades cicatrizantes e dão vitalidade as gengivas. O suco fresco é muito eficaz no combate de resfriados e auxilia na fragilidade capilar. A folha da laranjeira tem propriedade expectorante enquanto a flor é um calmante natural.
Ela também ajuda a evitar o câncer e inibir a proliferação das células cancerígenas na mama. Segundo pesquisas realizadas com 25 homens e mulheres tomar três copos de suco de laranja auxiliam no controle dos altos níveis de mau colesterol. Além disso, ela é refrescante, ajuda a repor as energias, a combater o stress e alergias. Quando for comprá-las as mais pesadas são mais indicadas, pois contem maior quantidade de suco.
Por hoje é só. Agradecemos sua companhia e esperamos por você no nosso próximo encontro. Abraços e até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário