Mais do que receitas a gastronomia faz parte da evolução cultural e histórica de um povo. Por isso, a cada semana vamos falar de um alimento específico e da sua importância na história, na cultura e no nosso organismo, claro. Também daremos dicas de saúde e de aproveitamento.

Mundo dos Sabores é um programa de rádio produzido e apresentado pelas alunas, de jornalismo, Léia Arruda e Carol Passos, editado nos laboratórios do UniBh e transmitido pela rádio Elo FM.

Acompanhe nosso programa toda segunda-feira às 15h pelo site: http://www.elofm.com.br/mundodossabores, com reprise em horários alternativos.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Beterraba

 Por Léia Arruda 

Nosso assunto de hoje é um vegetal rico em nutrientes, a BETERRABA. Consta que, antes da raiz tuberosa que consumimos hoje, existia a beterraba selvagem que tem origem na pré-história, no norte da África e na costa da Ásia e Europa.  Nessa época eram consumidas as folhas e não a raiz.

Os romanos antigos foram um dos primeiros povos a consumir a raiz como alimento. Apenas no século XVI a beterraba se tornou popular para o consumo humano e animal. Por ser uma fonte concentrada de açúcar, no século XIX, quando os ingleses restringiram o acesso à cana-de-açúcar, Napoleão firmou um decreto em que a beterraba deveria ser usada como fonte de açúcar. Isso colaborou ainda mais para sua popularização. 

É importante ressaltar que há vários tipos de beterraba. As mais comuns são as vermelhas, que consumimos, e a branca que é cultivada nos países frios. E é dela que Napoleão decretou ser extraído o açúcar. Mas, há outras como a beterraba listrada de diversas cores e a amarelo-ouro. Outra curiosidade é que na Europa a beterraba também é utilizada como combustível alternativo na preparação do etanol.

DICAS DE SAÚDE
A beterraba é uma das hortaliças mais ricas em ferro, tanto na raiz como nas folhas. Ela também é rica em açúcar, potássio, fósforo, sódio, cálcio, zinco, manganês, proteínas e vitaminas A, B1, B2, B5 e C. Dentre os benefícios que traz para a saúde ela se destaca no combate à anemia, problemas no baço e fígado, prisão de ventre, à perda excessiva de líquidos, combate a pressão alta, entre outros.

Ela pode ser consumida crua ou cozida, como sucos, saladas, refogados, bolos e em omeletes. A folha também pode ser apreciada cozida. Quando for comprá-la fique atento ao tamanho e a cor. Dê preferência as de tamanho pequeno, médio com coloração forte, casca lisa e folhas brilhantes.

Em condição natural a beterraba deve ser consumida em até uma semana. Em geladeira esse tempo aumenta para até quinze dias.  Mas, quando guardadas ralada, picada e descascada é essencial que seja mantida na geladeira e mesmo assim sua durabilidade reduz para quatro dias. 

Por hoje é só. Agradecemos sua companhia e esperamos por você no nosso próximo encontro. Abraço e até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário