Mais do que receitas a gastronomia faz parte da evolução cultural e histórica de um povo. Por isso, a cada semana vamos falar de um alimento específico e da sua importância na história, na cultura e no nosso organismo, claro. Também daremos dicas de saúde e de aproveitamento.

Mundo dos Sabores é um programa de rádio produzido e apresentado pelas alunas, de jornalismo, Léia Arruda e Carol Passos, editado nos laboratórios do UniBh e transmitido pela rádio Elo FM.

Acompanhe nosso programa toda segunda-feira às 15h pelo site: http://www.elofm.com.br/mundodossabores, com reprise em horários alternativos.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Amendoim

Por Léia Arruda


Hoje vamos falar sobre o Enterrado. Sim, isso mesmo, esse é o significado do nome de uma semente que consumimos com frequência. Sabe qual é: o AMENDOIM.  Originário da América do Sul, sua difusão teve inicio com os índios. Chegou á Europa no século XVIII, mas só conquistou os demais continentes no século XIX.

O amendoim tem grande importância na economia. Isso acontece porque além de ser utilizado na indústria alimentar, por seu alto teor de óleo, ele também é empregado na fabricação de fibras têxteis, tintas, lubrificantes, roupas de couro, inseticidas, entre outros.  As folhas da planta podem ser usadas como feno, a casca do amendoim é aproveitada na fabricação de combustíveis, gesso, plástico e o bagaço das cascas é transformado em fertilizante para o solo.


Por ser rico em proteína e lipídios o amendoim faz parte da alimentação de muitos povos. Em varias regiões da África, por exemplo, ele é moído e cozido com vários alimentos, fazendo-o parte da culinária local. No Brasil, também vários alimentos são feitos a base do amendoim como o doce de amendoim, a paçoca, o pé-de-moleque. Além disso, costumamos come-lo torrado e cru. E também em bebidas.

DICAS DE SAÚDE
Além do delicioso sabor que faz com que o amendoim seja apreciado por crianças e adultos ele tem benefícios para a saúde. Ele é fonte de uma gordura que chama monoinsaturada que é excelente para o coração. Também é rico em minerais que fornece energia e antioxidantes.

E não é só isso viu? Ssgundo algumas pesquisas o amendoim, quando na quantidade certa, ajuda na redução de peso, diminui os índices de colesterol, mantém o nível ideal de açúcar no sangue e combate a celulite.

Por hoje é só. Agradecemos sua companhia e esperamos por você no nosso próximo encontro. Abraços e até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário