Mais do que receitas a gastronomia faz parte da evolução cultural e histórica de um povo. Por isso, a cada semana vamos falar de um alimento específico e da sua importância na história, na cultura e no nosso organismo, claro. Também daremos dicas de saúde e de aproveitamento.

Mundo dos Sabores é um programa de rádio produzido e apresentado pelas alunas, de jornalismo, Léia Arruda e Carol Passos, editado nos laboratórios do UniBh e transmitido pela rádio Elo FM.

Acompanhe nosso programa toda segunda-feira às 15h pelo site: http://www.elofm.com.br/mundodossabores, com reprise em horários alternativos.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Canjica


Por Léia Arruda

Que tal uma canjica hein? Mas me diz uma coisa você sabe qual a origem dela? Não? Então vamos lá.


A canjica é considerada um doce típico da culinária do nordeste brasileiro feito a base de milho verde ou branco, leite e açúcar. Ela também é conhecida como curau, papa de milho e canjiquinha.

Até hoje não se sabe ao certo como ela chegou a nossa culinária. Alguns pesquisadores dizem que a canjica é uma herança dos índios Tupinambás, sendo assim é uma receita 100% brasileira. Outros pesquisadores dizem que o termo pode ser de origem asiática ou africana. E há ainda os que defendem que é uma palavra derivada da Índia. Como você pode ver não tem definição.

O que temos de concreto é que a canjica pode ser consumida o ano todo. Então, enquanto eles se apegam a parte teórica nós apreciamos essa gostosura na prática.

DICAS DE SAÚDE
A canjica faz sucesso e é quase uma unanimidade. E não para por ai não, viu? Ela é fonte de carboidratos, minerais e fibras, logo traz benefícios à saúde.

Você também pode acrescentar a receita padrão, ingredientes como coco ralado, leite condensado, canela, etc. quem manda é a sua criatividade. Mas, não vale abusar, hein?

E para não sair da dieta vale a substituição. O açúcar, por exemplo, pode ser trocado pelo adoçante. O leite integral pelo desnatado ou ainda pelo de soja. O que não vale é ficar sem aproveitar essa delicia.

Por hoje é só. Agradecemos sua companhia e esperamos por você no nosso próximo encontro. Abraços e até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário